sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um achado! Batata recheada


Morar em uma cidade do interior tem suas vantagens: Tranquilidade, baixo custo de moradia e transporte, pois tudo é perto. Mas tem seus pontos negativos, como música sertaneja (que tristeza), o mesmo boteco com as mesmas pessoas e o pior de tudo, não tem um lugar que prepare batata recheada!
É pessoal, por isso que nos municípios menores a criatividade impera. Essa historinha foi mais ou menos assim: Após um dia de trabalho, estava eu e minha linda e maravilhosa esposa no supermercado, quando ela olha para banca de batatas e os olhos brilharam. Os tubérculos reluziam como ouro, pois eram grandes, enormes e arredondados. Olhamos um para o outro e as palavras foram: Haaa gordices!!! Batata recheado.
Foi uma empolgação. Mais que rápido passamos na banca de carne seca, sendo que o requeijão já estava no carrinho de compra, junto com o bom pedaço de bacon. As ideias surgiam e parecia que já estávamos sentindo o cheiro e o sabor da batata repleta de bacon bem quentinha... hummm.
Fomos para casa, mas resolvemos deixamos para fazer o alimento no almoço. Mas passamos o resto da noite realizando os preparativos como se fosse a primeira refeição que se oferece para a sogra.
Nossa! Agora são 9h45, essa história está me dando fome. Mas vamos lá, peguei três batatões e lavei antes de cozinhar, pois a Mary me mata se eu não fizer isso, coloquei na panela e deixei cozinha até ficarem macia, mas sem desmanchar. O problema é esse, como eu vou saber se está macia por dentro? a bata era muito grande.
Mas depois de um tempo, que eu não lembro quanto foi, tirei as batas fiz um corte central, com cuidado, retire uma parte da polpa e amassei com manteiga formando uma cavidade. Vou te falar: Coisa difícil deve ter uma forma mais fácil de fazer isso.
Enquanto a batata assava com a Mary ao meu lado dando palpite, ela adora dar palpites deve ser por isso que os pratos ficam bons, fomos fazer o recheio. Fritamos bacon e fizemos um molhinho de requeijão apimentado com carne seca. Claro que a carne ficou de molho para tirar um pouco do sal. Recheamos e levamos ao forno para assar, em temperatura média por 20 minutos.
Sabe quando uma criança fica esperando o brinquedo do Natal, e ele está no pé dar árvore e você não pode tocar? Então essa era nossa sensação, nunca tínhamos feito batata recheada e adoramos.
Vinte minutos passados, polvilhamos parmesão ralado e colocamos bacon frito em cubos. E a agora como será que ficou? Nossa que coisa boa, Mary olha para Fernando e diz: Muito, muito bom! Acho que ela estava com fome, pois comeu a maior como se estivesse comendo manjar dos deuses. É por isso que eu a amo.


Ingredientes: 
3 batatas grandes
1 cebola pequena picada
queijo ralado parmesão
150 g bacon
400 g de carne seca
Sal e pimenta calabresa
4 colheres de sopa de creme de leite sem soro
4 colheres de sopa de requeijão cremoso

Modo de preparo 
Lave as batatas e cozinhe até que fiquem macias, mas sem se desmanchar. Faça um corte, com cuidado, e retire um pouco da polpa. Amasse com manteiga formando uma cavidade. Frite um pouco a carne seca com cebola e a pimenta calabresa. Faça um molho com o creme de leite e requeijão, misture com a carne. Adicione o recheio de carne seca com requeijão na batata e leve ao forno por 20 minutos, em temperatura média. Frite o bacon em cubos, retire a batata do forno e polvilhe parmesão ralado adicionando o bacon frito.


2 comentários:

  1. huahauha sensacional meu amigo Fernando...além de aprender uma culinária nova, ainda me divirto com seus textos hauha.
    Não pare nunca com esse blog brother...
    Muito bom parabéns.
    Quando for pra Umuarama quero prestigiar uma culinária do casal.

    ResponderExcluir