quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bacalhau à moda da sogra


Hoje tem chocolate? Tem sim senhor! Hoje tem bacalhau? Claro que tem, pois hoje é Páscoa. Dia de confraternização e da alegria da garotada, já que chocolate não vai faltar. Para os marmanjos que ficaram a quaresma pagando penitência, litros de cerveja. Palmas para todos, pois tudo é da lei!
Mas o que é Páscoa mesmo? Aaaa claro! Aprendi na catequese é do hebraico Pessach, que significa passagem. Um dos mais importantes eventos religiosos. Na Páscoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa).
Mas, como meu amor manda e sou um mortal vivente no pecado da gula, não fiquei de fora da parte mundana da data. Fiz aquele bacalhau com batatas. E vou dizer uma coisa, ficou ótimo por ser meu primeiro bacalhau com batatas!
Tudo começou na quinta-feira da Semana Santa, com o supermercado lotado. Deixei a Mary no açougue e foi pegar outras compras. Quando voltei, a onça tinha comprado cinco quilos de carne. Pergunto-me, para que? Mas tudo bem! Ela pode!
Em meio às compras vi um pedaço de bacalhau. Vou confidenciar, nunca tinha feito um bacalhau e não tinha ideia de como preparar.
Mas para isso existe a super sogra, grande cozinheira, mestre dos magos da panela (tem uma mão pesada para temperos), faz uma comida maravilhosa. Conversa vai, conversa vem Dona Marlene me passou uma receita básica.
Então vamos lá. 700 gramas de bacalhau, quatro batatas e uma panela de pressão. Nossa que responsabilidade. Meu amor estava louca para comer o peixe com os tubérculos. O Bacalhau passou pela água três vezes (para tirar um pouco do sal) e em seguida foi para panela de pressão com a batata, mas antes refoguei alho, cebola no azeite. Hummm que cheiro bom.
A panela começou fazer barulho de pressão e imediatamente veio aquela voz no meu ouvido. “Amor você colocou muita água e a batata vai desmanchar”. Uiiii que palpitenta, eu perguntei para ela se tinha muita água, antes de fechar a panela, mas tem que falar depois. O tempo fechou, já tirei a panela do fogo e ela falava “não deixa, agora deixa”, com aquele tom de “eu sou superior”. Mas enquanto o sangue fervia tive uma ideia. Um pirão eureca! Por isso que amo essa briguentinha!
Tirei um pouco da água do peixe e coloquei numa panela. Ralei um pão amanhecido de várias manhãs – nunca jogue fora um pão amanhecido – pimenta dedo de moça picadinha, cebolinha verde e salsinha. Enquanto isso o arroz já estava pronto.
Vou falar para vocês, ficamos de bem mais que rápido e que prato gostoso! Hummm. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário