sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aspargos à moda da Mary



Definitivamente a Mariana assumiu meu lugar na cozinha. Estou passando por um período nada criativo. Temperos não batem e tudo fica sem vida... Ôh vida! Ôh azar! Ainda bem que existe uma pessoa sensata nessa casa e que sempre tem a mão boa, como diz minha avó.
Como hoje é sexta-feira e está uma chuva torrencial, então decidimos ficar em casa e preparar algo (novidade rsss). Mary aprontou um prato especial com “a verdura dos Deuses”, mais conhecida como aspargos. O que não é legal quando a ela vai para cozinha, é que eu viro um escravo branco da sinhazinha Riguetti. “Não amor, assim não. Cortar menor, já colocou a água para ferver? Amor tem muita cebola!”.  Mas ela pode, pois também não sou muito fácil, quando o papel se inverte.
Vou dizer: a Mary prepara coisas divinas e no cardápio de hoje teve aspargos com file de frango ao molho de cream cheese. Há tempos ela queria preparar algum prato com aspargos, pois ama essa verdura da mesma forma que blueberry.
Como sempre a cozinha foi palco de uma pequena guerra de egos. Hahahaha um dia vou gravar os dois cabeças duras cozinhando, é muito cômico, um querendo saber mais que o outro. Porém, sempre visando o produto final, o “prato”.
O prato – Com a água começando a ferver, cozinhamos os aspargos por dois minutos e paramos o cozimento com água fria. Enquanto isso, a Mariana temperava o peito de frango cortado em bifes bem finos. No tempero para 300g de frango, uma colher de chá de lemon pepper, suco de meio limão, uma pitada de colorau e uma pitada de sal.
Frango temperado, ela envolveu os aspargos com os bifes, prendendo com um palito. Hora de grelhar, com a frigideira quente e untada com duas colheres bem cheias de azeite, o primeiro passo foi selar o frango. Em seguida, com o fogo baixo, cozinhou no bafo por uns sete minutos. Para finalizar, a Mary grelhou o frango, enrolado nos aspargos, até ficar douradinho.
Agora chegou a minha vez, mesmo sem criatividade ela implorou para eu fazer um molho de cream cheese. Brincadeirinha, mas ela pediu. Vamos lá é bem facinho, uma colher de sopa de cebola picadinha, meio potinho de cream cheese – da promoção por apenas R$ 1,99 – (comprei oito potinhos rsss).  Quatro colheres de sopa de creme de leite, salsinha e cebolinha verde a gosto.
Fritei a cebola na manteiga, acrescentei uma pitada de sal, cream cheese, o creme de leite... ahh, tava esquecendo! Uma colher de leite. Não deixe ferver (o creme de leite, tirando o fresco, não nasceu para ser fervido), acrescente a cebolinha, a salsinha e pronto.
Divino, amei esse prato que meu amor fez! A todos, um bom apetite. 

Um comentário:

  1. Esse blog acho que define bem o que eu penso de gastronomia. Que cozinhar não é apenas para encher a barriga. Envolve mil coisas, mas a principal: envolve sentimento, envolve história, envolve amor.

    ResponderExcluir